exposições

coletivas

2021

ENCICLOPÉDIA NEGRA, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil

Metamorfose: Sublimação e Transmutação.

Curadoria de Marc Pottier, Simões de Assis, São Paulo

plus

A Pinacoteca do Estado de São Paulo é um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Na Enciclopédia Negra estão reunidas as biografias de mais de 550 personalidades negras, em 416 verbetes individuais e coletivos. 36 artistas contemporâneos foram convidados a produzir retratos dos biografados, dentre eles Ayrson Heráclito. 

RESIST! Museo Rautenstrauch-Joest

Colônia, Alemanha.

plus

A exposição RESIST! é uma homenagem às mulheres, homens e crianças que resistiram à colonização de várias formas e cujas histórias raramente são contadas ou ouvidas - ainda hoje. Ayrson integrou a exposição com as obras O Sacudimento da Casa da Torre, e O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée, 2015.

22ª BIENAL DE ARTE PAIZ GUATEMALA, PERDIDOS. NO MEIO. JUNTOS

Cidade da Guatemala, Guatemala.

Curadoria de Alexia Tala

plus

A Bienal de Arte Paiz é um evento internacional voltado para arte contemporânea nacional e internacional. Em sua 22 ª edição refletiu sobre situações de crise, presentes no Sul Global, tendo a Guatemala como ponto de partida. 

2020

ARTE EM CAMPO

Estádio Pacaembu, São Paulo, Brasil

plus

Ocupação artística ao ar livre que aconteceu Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) antes de se preparar para as obras de restauração e modernização do patrimônio histórico e estrutura. O projeto reuniu esculturas, obras e videoinstalações de 53 artistas, de 25 galerias.

2019

À NORDESTE

SESC 24 de maio, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos.

plus

Exposição reuniu 343 trabalhos de diversas linguagens e suportes de 160 artistas — a maior parte deles nordestinos, mas não exclusivamente, que problematizam os imaginários sobre o Nordeste e questionam os lugares tradicionais — físicos e metafóricos — de se estar no mundo.

ECOS DO ATLÂNTICO SUL

Pivô, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Uriel Bezerra e Inês Linke.

plus

Exposição coletiva composta por obras de 16 artistas que comentam as relações complexas entre os países e as comunidades que compõem o Atlântico Sul. Ayrson participou com o vídeo díptico O Sacudimento: a reunião das Margens Atlânticas (2015)

O QUE MEU CORPO SABE

Escola de Artes Visuais do Parque Lage – EAV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Ulisses Carrilho.

plus

Instituição voltada para a formação, a EAV desenvolve programas de ensino em arte ligados à formação de artistas, curadores, pesquisadores e interessados em estabelecer ou aprofundar o contato com a arte. A exposição justapõe obras fotográficas da coleção EAV Parque Lage e fotografias do Memória Lage, arquivo histórico da Escola, fundada em 1975.

2018

EKSTASE

Kunstmuseum, Sttutgart, Alemanha.

Curadoria de Anne Vieth et alii.

plus

Kunstmuseum é um importante museu de arte contemporânea na Alemanha. A exposição Ekstase reuniu 230 obras que refletem o estado de êxtase dos pontos de vista espiritual, político, psicológico, social, sexual e estético. Ayrson integrou a exposição com a coleção Bori.

MOLT BÉ!

Portas Vilaseca Galeria, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Raphael Fonseca

plus

Galeria do Rio de Janeiro que aposta em jovens artistas e na experimentação. A exposição marca a inauguração da nova sede da galeria no bairro do Botafogo.

ECOS DO ATLÂNTICO SUL

Goethe Institut/Museu da Escravidão e da Liberdade, Salvador/Rio de Janeiro, BA/RJ, Brasil.

Curadoria de Uriel Bezerra e Inês Linke.

plus

A exposição reúne obras que desafiam as historiografias tradicionais e as fronteiras nacionais, fazendo ressoar os passados coloniais, as diásporas e as trocas materiais e imateriais do passado-presente. Esteve em cartaz no GOETHE, o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, e no Museu da Escravidão e da Liberdade, projeto que busca memorizar o passado do Rio como um dos maiores portos de escravos no mundo, além de detalhar os elementos da cultura afro-brasileira após emancipação.

ARTE-DEMOCRACIA-UTOPIA: QUEM NÃO LUTA TÁ MORTO

Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Moacir dos Anjos 

plus

Exposição que marca os 5 anos da instituição trazendo exemplos do pensamento utópico que marca a arte brasileira recente. Um dos mais renomados museus brasileiros, o MAR une em suas exposições dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, nacionais e internacionais.

ECOS DO ATLÂNTICO

Instituto Goethe, Salvador, BA, Brasil.

Curadoria de Uriel Bezerra e Ines Linke

plus

A exposição reúne obras que desafiam as historiografias tradicionais e as fronteiras nacionais, fazendo ressoar os passados coloniais, as diásporas e as trocas materiais e imateriais do passado-presente. Esteve em cartaz no GOETHE, o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha.

2017

57ª BIENAL DE VENEZA, VIVA ARTE VIVA.

Veneza, Itália.

Curadoria de Christine Macel, Arsenale.

plus

A Bienal de Veneza é uma exposição internacional de arte realizada de dois em dois anos, desde 1895, em Veneza, Itália. Veneza: O sacudimento da Casa da Torre e O sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée, resultados de duas performances, a primeira em Salvador (Bahia) e a segunda no Senegal. Em ambas, Heráclito realiza um ritual de limpeza para dispersar os espíritos de ancestrais mortos.

2A. CHANGJIANG INTERNATIONAL PHOTOGRAPHY AND VIDEO BIENNIAL

Changjiang, China.

plus

Primeira bienal da China dedicada à fotografia e vídeo, marcou a inauguração do novo Museu de Arte Contemporânea de Chongqing Changjiang (CMCA).

ZWISCHEN ERDE UND MEER: TRANSATLANTISCHE KUNSK

Weltkulturen Museum, Frankfurt, Alemanha. 

Curadoria de Mona Suhrbier e Jane de Hohenstein.

plus

A exposição marca um ponto alto na preocupação de longa data do museu com os aspectos afro-brasileiros e indígenas da arte e cultura no Brasil e define novos impulsos na percepção atual dos processos transatlânticos da arte entre a África, a Europa e a América.

AXÉ BAHIA THE POWER OF ART IN AN AFRO-BRAZILIAN METROPOLIS, PART OF THE PACIFIC STANDART TIME: LA/LA

FOWLER MUSEUM, UNIVERSITY OF CALIFORNIA IN LOS ANGELES – UCLA

Los Angeles, California, EUA.

Curadoria de Patrick A. Polk, Randal Johnson, Roberto Conduru e Sabrina Gledhill.

plus

Museu Fowler da UCLA, conhecido como The Fowler, e anteriormente Museu de História Cultural e Museu de História Cultural Fowler, é um museu no campus da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que explora arte e cultura material principalmente da África, Ásia e o Pacífico e as Américas, passado e presente. O museu sediou a maior mostra da arte baiana nos Estados Unidos. Ayrson integrou o projeto com a performance “Buruburu” e a série Bori. 

2016

TRÂNSITO

Galeria da Associação Cultural Brasil Estados Unidos, Salvador, BA, Brasil.

Curadoria de Alejandra Muñoz.

plus

Associação Cultural Brasil-Estados Unidos é a única instituição educacional e cultural recomendada pelo Governo dos EUA no Estado da Bahia.

PORQUE SOMOS ELAS E ELES

Blau Projects, São Paulo, SP, Brasil. Embeded South(s), exposição virtual, Vietnam.

Curadoria de Josué Mattos

plus

A exposição aborda o tema da amizade sob a perspectiva do  amor mundi, amor pelo mundo, e é caracterizada pelos encontros – e, consequentemente, tensões, conflitos – entre pessoas que vivem e pensam uma realidade comum.

ORIXÁS

Casa França-Brasil, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Marcelo Campos.

plus

A exposição Orixás investiga o modo como a afro-brasilidade se manifesta na arte e na religião, visando uma revisão histórica da exposição de 1990, na mesma Casa França-Brasil, com fotografias de Pierre Verger, desenhos de Carybé e esculturas de arte africana das coleções particulares dos dois.

FESTIVAL DE PERFORMANCE DA LUZ

Casa da Luz Espaço Cultural, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de André Niemeyer e Arthur Scovino,

plus

A Casa da Luz é um espaço cultural no bairro da Luz (São Paulo) em um casarão do final de 1800 que foi construído para ser uma das primeiras hospedarias da cidade. Ayrson integrou o Festival com a vídeo instalação Batendo Amalá.

O QUE VEM COM A AURORA

Casa Triângulo, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Bernardo Mosqueira.

plus

A Casa Triângulo se destaca como uma das mais importantes galerias de arte contemporâneas do Brasil. A exposição propõe a criação de um novo mundo como gesto político e conceitual. A mostra se debruça nos anseios da sociedade contemporânea, na necessidade de ir além da simples crítica e na vontade de conseguir alcançar formulações que sirvam para orientar as transformações que devemos operar no mundo.

A COR DO BRASIL

Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Paulo Herkenhoff, Marcelo Campos e Clarissa Diniz.

plus

O MAR une em suas exposições dimensões históricas e contemporâneas da arte através de mostras de longa e curta duração, nacionais e internacionais. A Exposição traça a trajetória da arte brasileira desde o período colonial até o século XXI, reunindo mais de 300 peças da Argentina, do México e de outras 12 instituições espalhadas pelo Brasil. 

VESTÍGIOS: UMA REFLEXÃO SOBRE O HOMEM E O ALIMENTO

Galeria Rabieh, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Tainá Guedes e Daniel Rangel.

plus

Com uma seleção de obras de artistas contemporâneos brasileiros e estrangeiros em diálogo com chefs, a exposição busca representar a relação do homem com o alimento.

THE INCANTATION OF THE DISQUIETING MUSE: ON DIVINITY, SUPRA REALITIES OR EXORCISEMENT OF WITCHERY

Berlim, Alemanha.

Curadoria de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung e Nathalie Mba Bikoro, Savvy.

plus

Espaço independente para artistas contemporâneos internacionais. A exposição reflete sobre como os fenômenos e práticas de “bruxaria” se manifestam nos espaços culturais, econômicos, políticos, religiosos e científicos na África e além.

2015

BIENAL INTERNACIONAL DE CURITIBA/ANTÍPODAS: DIVERSO E REVERSO

 Curitiba, PR, Brasil.

Curadoria de Daniel Rangel, Fernando Ribeiro e Teixeira Coelho.

plus

Presente desde 1993 no calendário nacional das artes, a Bienal de Curitiba atrai cerca de 1 milhão de pessoas e conta com programação em diversos países. 

X BIENAL DO MERCOSUL, MENSAGENS DE UMA NOVA AMÉRICA/ANTROPOFAGIA NEOBARROCA

Porto Alegre, RS, Brasil.

Curadoria de Gaudêncio Fidelis e equipe.

plus

Reconhecida como o maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, a Fundação Bienal do Mercosul realizou doze edições da mostra de artes visuais.

10ª BIENAL DE FOTOGRAFIA DE BAMAKO

Musée National du Mali, Bamako, Mali.

Curadoria de Bisi Silva.

plus

A Bienal apresenta exposições temáticas e monográficas, oficinas e palestras que expandem as possibilidades discursivas em torno da noção de tempo. Parte da programação é voltada à arte dos países lusófonos e homenageia, entre outros, Ayrson Heráclito, que integrou a exposição com o vídeo Funfun.

MIROIR-EFFACEMENT

Galeria Imane Farès, Paris, França.

Curadoria de Gabriela Salgado.

plus

Galeria francesa. Ayrson integra a exposição com a obra O Sacudimento da Maison des Esclaves en Gorée, Sacerdotes.

WER HAT ANGST VOR DEM MUSEUM

Weltmuseum, Viena, Áustria.

Curadoria de Gabriel Salgado.

plus

Maior museu antropológico da Áustria, estabelecido em 1876. Atualmente reside no Palácio Imperial de Hofburg e abriga mais de 400.000 objetos etnográficos e arqueológicos da Ásia, África, Oceania e América. As feridas do colonialismo são expostas em várias apresentações no átrio e nas dependências do museu, e são desenterradas estruturas de poder como o eurocentrismo, o exotismo e as fantasias coloniais. Ayrson integra a exposição com a performance A Transmutação da Carne.

CRU: COMIDA, TRANSFORMAÇÃO E ARTE

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, Brasília, DF, Brasil.

Curadoria de Marcello Dantas.

plus

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) é uma rede de espaços culturais geridas e mantidas pelo Banco do Brasil, com o objetivo de disseminar a cultura pela população. A exposição une uma variedade de performances, obras e atividades sob o tema “alimento”.

NOVO BANCO PHOTO 2015

Museu Coleção Berardo, Lisboa, Portugal.

Júri de seleção: Adriano Pedrosa, Bisi Silva e Luís Silva.

plus

O Museu Coleção Berardo é uma instituição museológica de referência em Lisboa. Acolhe exposições temporárias e uma coleção permanente (Colecção Berardo), representativa da arte moderna e contemporânea, nacional e internacional. O prêmio NOVO BANCO Photo é o mais importante prémio de arte contemporânea realizado em Portugal. Ayrson integra a exposição com a obra “O Sacudimento”.

FICÇÕES

Caixa Cultural, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Daniela Name.

plus

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro é referência de espaço cultural na cidade. A exposição mergulha no universo da narrativa de alguns dos maiores artistas contemporâneos em atividade no país tomando como ponto de partida o livro homônimo publicado pelo mestre argentino Jorge Luis Borges, em 1944.

MEMORIAS IMBORRABLES: UNA MIRADA HISTÓRICA SOBRE LA COLECCÍON VIDEOBRASIL

Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires – MALBA, Buenos Aires, Argentina.

Curadoria de Agustín Pérez Rubio.

plus

Renomado museu argentino destinado a coleção, conservação, estudo e difusão da arte latino-americano desde princípios do século XX até a atualidade. Esta foi a primeira grande exposição concebida a partir do Acervo Videobrasil. Do descobrimento do Brasil, até a guerra militar do Chile, a mostra apresenta histórias que se mantêm vivas graças à sensibilidade e à obra de artistas destas regiões. Ayrson integra a exposição com a obra Barrueco.

TERRA COMUNAL/MARINA ABRAMOVIC + MAI

SESC Pompeia, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Jochen Volz, Marina Abramovic e equipe.

plus

Projeto do Marina Abramovic Institute arina Abramović e Lynsey Peisinger conduziram uma oficina para os artistas brasileiros convidados com o objetivo de prepará-los para as dificuldades que enfrentarão no desdobrar de suas ações no programa oito performances, fornecendo as ferramentas necessárias para se manterem focados e conectados ao momento presente durante os dois meses em que as performances serão apresentadas ao público.  Entre os selecionados, Ayrson Heráclito, que integrou a exposição com a performance A Transmutação da Carne. 

2014

HISTÓRIAS MESTIÇAS

Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP, Brasil.

curadoria de Adriano Pedrosa e Lilia Schwarcz.

plus

Espaço projetado, arquitetônica e conceitualmente, para realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design. A mostra   buscou oferecer um panorama das múltiplas histórias possíveis acerca das trocas bilaterais – culturais, simbólicas, artísticas etc. – representadas em imagens vindas da África, da Europa, das Américas e do Caribe.

ALIMENTÁRIO: ARTE E PATRIMÔNIO ALIMENTAR BRASILEIRO

Museu da Cidade/OCA, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Jacopo Crivelli Visconti.

plus

Oca é um espaço expositivo com mais de 10mil m2 dentro do Parque Ibirapuera.  A exposição exibe um retrato sugestivo de como o universo dos alimentos e da culinária contribuiu para a constituição visual e do imaginário brasileiro

MEMÓRIAS INAPAGÁVEIS: UM OLHAR HISTÓRICO NO ACERVO DO VIDEOBRASIL

SESC Pompeia, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Agustín Pérez Rubio.

plus

Parte integrante da exposição homônima, que resulta de uma imersão do curador espanhol Agustín Pérez Rubio nas obras do Acervo Videobrasil. Do descobrimento do Brasil, até a guerra militar do Chile, a mostra apresenta histórias que se mantêm vivas graças à sensibilidade e à obra de artistas destas regiões. Ayrson integra a exposição com a obra Barrueco. 

DO VALONGO À FAVELA: IMAGINÁRIO E PERIFERIA

Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Rafael Cardoso e Clarissa Diniz.

plus

O MAR une em suas exposições dimensões históricas e contemporâneas da arte por meio de mostras de longa e curta duração, nacionais e internacionais.  A exposição aproxima o museu de sua vizinhança ao tratar do imaginário e das representações do Rio de Janeiro através do tempo. 

ALIMENTÁRIO: ARTE E PATRIMÔNIO ALIMENTAR BRASILEIRO

Museu de Arte Moderna – MAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Jacopo Crivelli Visconti.

plus

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil e abriga uma coleção de arte moderna e contemporânea. A exposição exibe um retrato sugestivo de como o universo dos alimentos e da culinária contribuiu para a constituição visual e do imaginário brasileiro.

DESLIZE SURFE SKATE

Museu de Arte do Rio – MAR, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Curadoria de Raphael Fonseca.

plus

Surfe e skate são o norte e o sul desta exposição. Ambos os esportes são vistos em uma perspectiva histórica, mas sem a pretensão do esgotamento. Informações e imagens foram selecionadas a partir de um arco temporal que vai de 1778, quando são feitos os primeiros desenhos dos habitantes do Havaí a surfar, até discussões públicas sobre o lugar dessas atividades no Brasil.

2013

A NOVA MÃO AFRO-BRASILEIRA

Museu Afro Brasil, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Emanoel Araújo.

plus

O Museu Afro Brasil é conserva um acervo com mais de 6 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros. A mostra celebra os 25 anos do lançamento do livro-exposição “A Mão Afro-Brasileira – Significado da Contribuição Artística e Histórica”.

2012

EUROPALIA-BRASIL, INCORPORATION: AFRO-BRAZILIAN CONTEMPORARY ART

European Centre for Contemporary Art, Bruxelas, Bélgica.

Curadoria de Roberto Conduru.

plus

Instituição pioneira dedicada às artes contemporâneas. Reinventa edifícios militares e industriais para hospedar um programa contemporâneo nas áreas de artes visuais, artes cênicas e artes da mídia. Tradicional festival de arte europeu, que nesta edição teve como eixo a arte afro-brasileira contemporânea. 

FULL BRAZILIAN AND OTHER RITUALS

Oude Kerk, Amsterdam, Países Baixos.

Curadoria de Dirk Jan Jager e Rose Akras.

plus

O Oude Kerk é o edifício mais antigo de Amsterdã e atualmente o instituto de artes contemporâneas. Na ocasião, Ayrson apresentou a obra “Bori performance-arte”.

2011

7TH BERLIN INTERNATIONAL DIRECTORS LOUNGE

Berlim, Alemanha.

curadoria de André Werner, Joachim Seinfeld e F. Longest Stein.

plus

Festival de audiovisual que acontece na Alemanha com mais de 300 obras oriundas de 54 países diferentes.

ARTE LUSÓFONA CONTEMPORÂNEA

Memorial da América Latina, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Ângela Barbour e Nicholas Petrus.

plus

O Memorial da América Latina é um centro cultural, político e de lazer, possui um acervo permanente de obras de arte, exibidas ao longo da esplanada e nos espaços internos, e conta com um centro de documentação de arte popular latino-americana. A exposição parte de um ponto comum – o idioma português – para reunir em uma mesma exposição artistas dos países lusófonos. A ideia é que eles iniciem ou aprofundem um diálogo com a expressão artística latino-americana. 

2010

II TRIENAL DE LUANDA, GEOGRAFIAS EMOCIONAIS: ARTE E AFETO

Luanda, Angola.

Curadoria de Fernando Alvim e Daniel Rangel.

plus

Principal evento cultural dedicado à arte contemporânea do continente africano, se estende para além de Angola, envolvendo ações que são realizadas em 30 cidades.

2009

SACCHARUM-BA

Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

Curadoria de Alejandra Muñoz.

plus

O Museu de Arte Moderna da Bahia é o terceiro mais antigo do gênero no país, considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país. A exposição fez parte do projeto multidiciplinar A Rapadura e o Fusca: Cana, Cultura, Sociedade, organizada pelo Goethe-Institut Salvador-Bahia/ICBA. Ayrson integrou a exposição com a instalação “Segredos Íntimos”.

2008

ATUALIZAÇÃO EM RETALHOS: POSTAIS DA BAHIA

Museu Municipal de Tavira, Tavira, Portugal.

Curadoria de Cláudio de Sousa.

plus

O mais notável exemplar da arquitetura civil de Tavira, reabilitado para funções culturais e artísticas, mantém uma programação regular de exposições de artes plásticas e patrimônio.  A exposição é um projeto que propõe a atualização dentro de uma proposta de visibilidade e comunicação com o ethos baiano e de uma reafirmação da atual expansão epistemológica dos símbolos. Ayrson integra o projeto com o vídeo Sangue, Saliva e Sêmen. 

2006

COSMOGONIA CRAVO

Palacete das Artes Rodin Bahia, Salvador, BA, Brasil. 

Curadoria de Kátia Fraga Jordan e do artista.

plus

O museu fortalece os laços artísticos e culturais entre a França e a Bahia e tornou-se um dos três grandes vetores das artes plásticas na Bahia, ao lado do MAB e do MAM-BA. A exposição percorre o paralelo existente entre as grandes cosmogonias, relatos mitológicos e religiosos das origens, e a criação da obra do artista, vista como a gênesis de um universo.

2005

KUNST FILM BIENNIAL/CARTOGRAPHY OF THE SOUTH

Em Colônia, Alemanha  e  Discover Brasil, no Ludwig Museum, em Koblenz, Alemanha.

Curadoria de Solange Farkas.

plus

O Museu Ludwig, localizado em Colônia, Alemanha, abriga uma coleção de arte moderna. Inclui obras de Pop Art, Abstract e Surrealismo e possui uma das maiores coleções de Picasso na Europa. KunstFilmBiennale é uma iniciativa do SK Stiftung Kultur, da Arts Foundation of North Rhine-Westphalia e da City of Cologne, voltada para trabalhos áudio visuais nacionais internacionais.

2004

PRIMEIRO DE ABRIL

Espaço Cultural Galpão Santa Luzia, Salvador, BA, Brasil.

Curadoria de Caetano Dias, Gaio e do artista.

15º FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARTE ELETRÔNICA VIDEOBRASIL/PANORAMA DO SUL: NOVOS VETORES

SESC Pompeia, São Paulo, SP, Brasil.

Curadoria de Solange Farkas.

plus

Festival que nesta edição buscou ser um centro de convergência e de trocas, contribuindo para o fortalecimento da produção e da difusão da obra de artistas do eixo sul. Ayrson integrou a programação com a obra Barrueco.

BAHIA A FORA

Galeria Terra Fértil, Buenos Aires, Argentina.

2003

LÍQUIDOS

Galeria Caco Zanchi, Salvador, BA, Brasil.

Curadoria do artista.

2001

III BIENAL DO MERCOSUL, ARTE POR TODA PARTE: POÉTICAS PICTÓRICAS

Santander Cultural, Porto Alegre, RS, Brasil. 

Curadoria de Fábio Magalhães e equipe.

plus

Maior conjunto de eventos dedicados à arte contemporânea latino-americana no mundo, a Bienal do Mercosul oportuniza o acesso à cultura e à arte a milhares de pessoas, de forma gratuita. Nesta edição o projeto curatorial buscou acentuar o caráter nômade da arte contemporânea. Além da utilização de espaços inusitados e não tradicionalmente utilizados para eventos culturais.

DESIGN 21

Felíssimo, Nova Iorque, EUA.

Curadoria do artista.

plus

Uma seleção de 30 obras de jovens designers que participaram no 5º concurso internacional DESIGN 21 ao lado de 50 criações originais de designers e artistas profissionais sobre o tema “Amor / por quê?”.

2000

PERFORMANCE – AÇÃO

Instituto Cultural Brasil Alemanha, Salvador, BA, Brasil.

plus

O GOETHE, é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. 

25 ANOS DA GALERIA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS

Associação Cultural Brasil Estados Unidos, Salvador, BA, Brasil.

plus

Associação Cultural Brasil-Estados Unidos é a única instituição educacional e cultural recomendada pelo Governo dos EUA no Estado da Bahia.

TERRENOS

Instituto Cultural Brasil Alemanha, Salvador, BA, Brasil.

plus

Na exposição Terrenos, Ayrson retoma trabalhos utilizando dendê, material que fora primordialmente explorado na criação de esculturas apresentadas no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) em 1995.

1995

JOVENS ARTISTAS DA BAHIA

Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo – MAC USP, São Paulo, SP, Brasil.

plus

O MAC possui a mais importante coleção da América Latina especializada na produção ocidental do século XX. Conta com cerca de 10 mil e consiste em um grande patrimônio cultural com decorrências nacionais e internacionais.

1994

II BIENAL DO RECÔNCAVO

Centro Cultural Dannemann, São Félix, BA, Brasil.

Curadoria de Matilde Matos, Pedro Archanjo, Vitor Diniz et alii.

plus

A Bienal do Recôncavo é um dos eventos culturais da Bahia que projeta e estimula artistas do cenário local para o mundo. O acontecimento recebe diversos trabalhos na área das artes visuais - desenho, artes gráficas, escultura, fotografia, gravura e instalação. 

1993

ARTISTAS EMERGENTES

Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

plus

O Museu de Arte Moderna da Bahia, fundado em 1959, é o terceiro mais antigo do gênero no país, considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país.

1991

I BIENAL DO RECÔNCAVO

Centro Cultural Dannemann, São Félix, BA, Brasil. 

Curadoria de Antonio Brasileiro, Bel Borba, Juraci Dórea, Renato da Silveira, Vitor Diniz et alii.

plus

A Bienal do Recôncavo é um dos eventos culturais da Bahia que projeta e estimula artistas do cenário local para o mundo. O acontecimento recebe diversos trabalhos na área das artes visuais - desenho, artes gráficas, escultura, fotografia, gravura e instalação. 

1990

COLAGENS

Instituto Cultural Brasil Alemanha, Salvador, BA, Brasil.

DAS ESTRELAS AO ASFALTO

Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

plus

O Museu de Arte Moderna da Bahia, fundado em 1959, é o terceiro mais antigo do gênero no país, considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país.

ZEROS AO INFINITO

Galeria de Arte Nata, Salvador, BA, Brasil.

Curadoria do artista.

1988

I SALÃO BAIANO DE ARTES PLÁSTICAS

Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador, BA, Brasil.

plus

O Museu de Arte Moderna da Bahia, fundado em 1959, é o terceiro mais antigo do gênero no país, considerado o principal espaço para a arte contemporânea do estado e um dos mais importantes do país. Os Salões são um projeto que visa a apresentar ao público a diversidade da atual produção baiana em Artes Visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área.

1986

I SALÃO METANOR/COPENOR DE ARTES VISUAIS DA BAHIA

Salvador, BA, Brasil.

plus

Iniciativa da Metanor / Copenor que selecionou 130 artistas visuais e premiou quatro com aquisição de suas obras, além de 30 menções honrosas.