Segredos no Boca do Inferno: Quatro Pressupostos Sobre o Açúcar

Por Ayrson Heráclito

“Quando volto ao passado e comento a decadência da Bahia no período colonial, não estou interessado em reconstruir o momento histórico, mas sim em encontrar uma possível leitura da contemporaneidade”

Para Além de Rivalidades Provinciais

Por Ayrson Heráclito e Tiago Sant’Ana

“As incursões traçadas aqui giram em torno da reflexão sobre a genealogia de visualidade contemporânea do Nordeste, entendendo essa região como irrestrita e não-essencialista e tomando a produção de alguns artistas dentro de um contexto expandido”

Axés e Pertencimentos

Por Ayrson Heráclito e Tiago Sant’Ana

“As obras analisadas tencionam relações entre performance-arte e práticas performativas, ressignificando e apreendendo memórias e mitos afro-brasileiros”

Performance-Art e Cultural Performance

Por Ayrson Heráclito

“Os conceitos de Performance-art e Cultural Performance, utilizados na criação de obras autorais do artista Ayrson Heráclito, promovem um diálogo entre ordens culturais populares e o exercício artístico contemporâneo”

Grupo Mandu Performance-Art

Por Ayrson Heráclito e Violeta Martinez

“O Grupo Mandu Performance-art vêm estabelecendo, a partir de suas produções, um possível diálogo entre a arte contemporânea da performance e as práticas performativas enraizadas pela cultura do Recôncavo da Bahia”

A Cozinha dos Processos Visuais na Obra de Dois Artistas Baianos

Por Ayrson Heráclito e Raimundo N. Ribeiro

“As práticas e os processos artísticos na produção dos artistas baianos Ayrson Heráclito e Raimundo Áquila que realizam um exercício contemporâneo de simbiose entre extratos artísticos e práticas performativas de origem matricial”

Cosmogonia Cravo

Por Ayrson Heráclito e Kátia Jordan (texto curatorial)

“Podemos perceber que a ideia de movimento, enquanto transformação e permanência, isso é duração, está o tempo todo presente no diálogo de Cravo com arquétipos e emblemas da cultura popular baiana”